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Apostila Prefeitura do Rio de Janeiro - Agente de Apoio à Educação

cód.: 7895323404016
  • Estado:RJ
  • Nível:Médio
  • Páginas:256
  • Questões gabaritadas
  • 100% Seguro na Transição
    de Dados e Compra
  • Editora Solução 30 Anos Aprovando
    candidatos



Descrição

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de texto contemporâneo. 1.1 Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros de texto. 1.2 Localização de informações explícitas e implícitas. 1.3 Significado de vocábulos e expressões no contexto. 2. Variação da língua. 2.1 Adequação vocabular ao contexto de uso. 2.2 Registro coloquial e escrito; informal e formal. 2.3 Características da escrita oficial: impessoalidade, objetividade e clareza. 3. Ortografia oficial. 3.1 Acentuação gráfica – segundo o atual acordo ortográfico. 3.2 Emprego de letras. 3.3 Emprego do hífen. 4. Formação de palavras – significado e sentido de morfemas. 5. Uso e função das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. 5.1 Substantivo, adjetivo, artigo e numeral. 5.2 Pronome: emprego e colocação. 5.3 Advérbio. 5.4 Preposição e conjunção. 6. Flexão verbal. 6.1 Emprego e valor semântico de tempos e modos verbais. 6.2 Correlação entre tempos verbais. 6.3. Concordância verbal. 7. Flexão e concordância nominal. 8. Regência nominal e verbal. 8.1 Ocorrência de crase. 9. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. 9.1 Identificação de conectores que conferem coesão e coerência ao texto. 10. Emprego dos sinais de pontuação. 11. Denotação e conotação. 11.1 Uso e sentido das figuras de linguagem.

MATEMÁTICA
1. Números Naturais: O sistema de numeração decimal. Aplicação das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação na resolução de problemas. Operações com conjuntos. Múltiplos e divisores de um número natural. 2. Números Reais: Conceito e operações com números reais. Aplicação das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de problemas. Razão e proporção; Divisão proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Sistemas de medidas: comprimento, área, volume, massa, capacidade e tempo. 3. Àlgebra: Resolução de situação problema envolvendo equações e sistemas do 1º grau. Progressões Aritméticas e Geométricas. Função polinomial do 1º grau. Cálculo Combinatório: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo 4. Geometria: Resolver situação problema envolvendo o cálculo de perímetros e áreas das principais figuras planas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS NA ÁREA DE ATUAÇÃO
1. Marcos Políticos-Legais da Educação Especial: 1.1 Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008). 1.2 Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência/ONU (Ratificada pelo Decreto N.º 6.949/2009) - Preâmbulo, artigos 1,3,7 e 24. 1.3 Declaração de Salamanca (1994). 1.4 Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001). 2. Legislação Municipal: 2.1 Lei 5554, de 16 de janeiro de 2013 2.2 Lei 5623, de 1º de outubro de 2013 (Anexo I)- Atribuições do Agente de Apoio à Educação Especial 3. Os alunos com deficiência: conceitos, desenvolvimento, aprendizagem e necessidades específicas: 3.1 Deficiência visual: baixa visão e cegueira. 3.2 Surdocegueira. 3.3 Deficiência Múltipla. 3.4 Deficiência Física. 3.5 Deficiência Intelectual. 3.6 Surdez. 4. 22Conhecimentos básicos sobre orientação e mobilidade; adequação postural e acessibilidade espacial; recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. 5. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) 6. O Brincar: sua importância e a utilidade dos brinquedos para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. 7. Informática básica acessível nas atividades escolares.