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Uma boa
redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela,
são apontados os problemas do texto, as falhas de construção, os desvios da
norma culta, passagens obscuras, possíveis ambigüidades e incoerências. |
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Ao escrever,
ajuda muito ter em mente os aspectos do texto que costumam ser levados em
conta na correção: a)
Aspectos estéticos: procure escrever com letra regular (nem muito grande
nem muito pequena), bem legível; alinhe o corpo do texto
junto às margens direita e esquerda, mantenha-se dentro dos limites de
linhas impostos para o texto; evite rasuras e borrões. b)
Adequação à modalidade de texto pedida: não escreva um texto dissertativo
se o que se pede é um texto narrativo. c)
Adequação ao tema: não se avalia um texto apenas pela forma (a linguagem
empregada) ou pela qualidade e pertinência das idéias expostas. Leva-se em
consideração também a capacidade de interpretação dos enunciados – a
coletânea de textos ou o mote a partir do qual se pensará o texto. É
fundamental a identificação do tema sobre o qual se deve escrever. d)
Coerência: é preciso muita atenção para perceber se há lógica ou
verossimilhança no que se está escrevendo. Começar afirmando algo e negá-lo
no meio ou no fim, ferir pressupostos da realidade externa ao texto, exibir
mudanças abruptas sem justificativa adequada ... tudo representa ruptura da coerência. Ao terminar o texto,
é preciso fazer uma leitura rigorosa para controlar a propriedade e a adequação
de tudo o que se escreveu. e)
Coesão: orações, períodos e parágrafos devem estar amarrados de forma que
possam levar o leitor a compreender a relação entre eles. Deve ficar clara,
para quem ler, a passagem de uma idéia para outra e
o tipo de relação lógica que as une. Isso se consegue principalmente pelo uso
adequado de conectores. f)
Qualidade do discurso: o autor precisa mostrar que dispõe de recursos
suficientes para a construção de um discurso consistente segundo a modalidade
de texto solicitada. Na narração, é preciso criar um conflito, construir
personagens convincentes, ordenar os acontecimentos numa seqüência
interessante, criar suspense, imaginar o desfecho... Já na dissertação, é
necessário mostrar argumentos variados e persuasivos, antecipar possíveis
contra-argumentos, evitar radicalismos e generalizações, mostrar senso
crítico... Para se sair bem em sua "defesa", os especialistas dizem
que os candidatos não devem ficar "em cima do muro" (ora a favor,
ora contra o tema), tampouco comprar opiniões do senso-comum. Se o candidato
não estiver certo do que está dizendo e não expuser razões para pensar
daquela forma, o texto fica vazio. O texto tem que ter posicionamento, se for
exclusivamente informativo não é bom. Aliás, não dá nem para começar a escrever
um texto se não tiver uma opinião. Um texto sem opinião não existe. g)
Linguagem: como o texto deve ser escrito de acordo com o padrão da
linguagem culta escrita, é preciso seguir as normas impostas por esse padrão.
A linguagem deve ser correta. Isso não significa que alguns elementos da
oralidade não possam eventualmente aparecer, mas é preciso que se respeitem
os limites do texto criado. É preciso evitar palavras de sentido vago,
chavões, lugares-comuns e clichês. h)
Objetividade: Deve-se expressar o máximo de conteúdo com o menor número
de palavras possíveis. Sem repetir idéias, sem usar palavras demais ou outras
coisas que só servem para aumentar as linhas. A pesquisa prévia ajuda a
selecionar melhor o que se deve usar. |
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Como se vê, a construção de um bom texto
exige variadas competências, que só são adquiridas com estudo, dedicação e
intenso treinamento. Escrever e reescrever deve ser
rotina para aqueles que querem melhorar a sua escrita. Além da prática da escrita,
o hábito de leitura de diversos tipos de textos ajuda a ampliar o vocabulário
e a dominar as estruturas de construção textual, como organização de
parágrafos, encadeamento de idéias e de ações, etc. Outro fator importante para uma boa
redação é se manter atualizado em relação aos
grandes problemas brasileiros e mundiais (sociais, políticos, culturais,
ambientais etc.), lendo revistas e jornais. Conseguindo, assim, enriquecer o
repertório de informações e argumentos para opinar, de forma consistente, sobre
o tema proposto. Para muitas pessoas que prestam o
concurso público, a redação é a grande dificuldade das provas. Muitas vezes o
candidato se prepara para a prova objetiva, e deixa a redação de lado,
perdendo grandes chances de passar. A única maneira eficaz de aprender a
fazer uma boa redação é treinando, pesquise e faça as redações de provas
anteriores do concurso que você prestará. |
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Veja,
agora, algumas dicas para escrever uma boa redação: Na
descrição: ·
Utilizar linguagem clara, ser direto e
dinâmico. ·
Descrever características que não se pode
encontrar em qualquer lugar. É essencial que se destaquem os traços
distintivos, para que a imagem verbal não seja visualizada superficialmente.
Isso enriquece a descrição e torna o texto mais atraente. ·
Deve-se separar aspectos físicos, emocionais e psicológicos,
caso haja os três, e descrever um de cada vez para que a imagem possa ser
construída coerentemente. ·
Na introdução deve ser apresentada a imagem
a ser descrita. Isso se faz de forma bem direta e específica. Quando muito
acrescentamos, podemos citar o espaço em que a imagem se encontra. ·
Ao terminar a descrição propriamente dita,
pode-se arrematar o texto através de uma característica que tenha marcado a
imagem como um todo, ou uma impressão sua a respeito do todo da imagem. Isso
deve ser feito sempre em terceira pessoa, sem se incluir. Na
narração: ·
Na narração, deve-se apresentar um fato
real, fictício ou intercalar fatos reais e irreais. ·
A narração é baseada em uma evolução de
acontecimentos, sendo assim a redação narrativa deve apresentar um
determinado fato que ocorre em uma linha de tempo sendo ela qual for. ·
Na narração, há a necessidade de
caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem,
enredo, cenário e tempo. ·
Na narração, uma boa caracterização de
personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm
de ser pensadas como representações de pessoas, e
por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta
também aspectos psicológicos de tipos humanos. Na
dissertação: ·
Na dissertação, não escreva períodos muito
longos nem muitos curtos. Não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou
“quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos. ·
É importante que, em uma dissertação, sejam
apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão
proposta. ·
A postura mais adequada para se dissertar é
escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa
do singular. ·
O texto dissertativo é dirigido a um
interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um
interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada. ·
O que se solicita dos candidatos é muito
mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita,
do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita. Veja, abaixo, quadros-resumos da
estrutura de uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) das três
modalidades de uma redação: descrição, narração e dissertação. |
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Linguagem, Literatura, Redação Odilon Soares Leme - São Paulo: Editora Ática,
2003. http://www.coladaweb.com/redacao/estrutura-de-uma-redacao |
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