Notícia

Concurso CRA-RS: Contrato é assinado com a Banca organizadora!

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso CRA-RS (Conselho de Administração do Rio Grande do Sul). O contrato com a Banca organizadora foi assinado e o Edital está próximo de ser publicado!

A Banca organizadora do Concurso Conselho de Administração do Rio Grande do Sul será a Fundatec. Nesta sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020, o extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União.

Ainda não se base quando o Edital será divulgado, mas agora com o contrato com a Banca já assinado, a expectativa é de que seja publicado em breve!

Último Concurso CRA RS

O último certame do Conselho de Administração do Rio Grande do Sul, ocorreu no ano de 2014. Na época foram ofertadas vagas para candidatos de níveis Médio/Técnico e Superior, distribuídos da seguinte forma:

  • Fiscal (02 vagas + CR) – R$3.286,70 e 40 horas semanais
  • Técnico em Informática (01 vaga) – R$2.396,07 e 40 horas semanais
  • Auxiliar Administrativo (03 vagas + CR) – R$1.385,15 e 40 horas semanais

As oportunidades foram destinadas as seguintes regiões gaúchas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Osório, Caxias do Sul, Ijuí, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana e Passo Fundo.

Provas do Concurso CRA RS

O certame foi composto pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório (apenas para o cargo de Fiscal).

As prova objetivas foram constituídas de 40 questões de múltipla escolha, versando por disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e Informática.

Conteúdo Programático

Nível Médio/Técnico

  • Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos. 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre ideias. 1.5 Ideia central e intenção comunicativa. 1.6 Efeitos de sentido. 1.7 Figuras de linguagem e linguagem figurada. 1.8 Recursos de argumentação. 1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.10 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico/Semântica 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: sistema oficial vigente. 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Acentuação gráfica. 3.5 Reconhecimento, flexões e emprego de classes gramaticais. 3.6 Vozes verbais e sua conversão. 3.7 Concordância nominal e verbal. 3.8 Regência nominal e verbal. 3.9 Paralelismos de Regência. 3.10 Emprego do acento indicativo de crase. 3.11 Sintaxe do período simples e do período composto 3.12 Colocação e reconhecimento de termos e orações no período. 3.13 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos; 3.14 Orações reduzidas e orações desenvolvidas 3.15 Equivalência e transformação de estruturas. 3.16 Pontuação. 3.17 Colocação pronominal.
  • Matemática: 1. Conjuntos: representação, determinação, relações de inclusão, relação de pertinência e operações. 2. Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Subconjuntos. Intervalos. Operações e suas propriedades, expressões numéricas e resolução de situações-problema, envolvendo elementos desses conjuntos. 3. Números racionais na forma fracionária e decimal (identificação, representação, leitura, comparação, equivalência, simplificação, operações e suas propriedades, resolução de situações-problema). 4. Medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo (unidade padrão de medida, outras unidades, transformação de unidades e resolução de problemas). 5. Equações de 1º e de 2º graus, Inequações e Sistema de equações (resolução, representação gráfica e resolução de problemas). 6. Razões, proporções, regra de três simples e composta, porcentagem, (representação, cálculo de termo desconhecido e resolução de situações-problema). 7. Geometria plana: Semelhança de triângulos. Teorema de Tales. Relações métricas no triângulo retângulo. Área e perímetro de figuras geométricas bidimensionais. Comprimento da circunferência e área do círculo. 8. Geometria Espacial: Volume, área lateral e área total de figuras tridimensionais. 9. Funções: noção, domínio, imagem, representação gráfica. 10. Função afim, casos particulares da função afim, função afim crescente e decrescente, estudo do sinal da função afim, inequações, função linear e proporcionalidade. 11. Função quadrática: definição, representação gráfica, raízes, coordenadas do vértice, estudo do sinal, valor máximo e mínimo. Inequações do 2º grau, taxa de variação da função quadrática. 12. Sequências e padrões. 13. Progressões aritméticas e geométricas. 14. Trigonometria: resolução de triângulos quaisquer. 15. Matrizes e Determinantes. 16. Análise combinatória (arranjos, permutações e combinações). 17. Noções de Matemática Financeira: números proporcionais, porcentagem, termos importantes (tempo, taxa, montante, capital, etc.) Juros simples e Juros compostos.

Nível Superior

  • Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos. 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre ideias. 1.5 Ideia central e intenção comunicativa. 1.6 Efeitos de sentido. 1.7 Figuras de linguagem. 1.8 Recursos de argumentação. 1.9 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.10 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Estrutura e formação de palavras 3. Aspectos linguísticos 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: sistema oficial vigente. 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Acentuação gráfica. 3.5 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.6 Vozes verbais e sua conversão. 3.7 Concordância nominal e verbal. 3.8 Regência nominal e verbal. 3.9 Paralelismos de Regência. 3.10 Emprego do acento indicativo de crase. 3.11 Colocação de termos e orações no período. 3.12 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos; 3.13 Orações reduzidas. 3.13 Equivalência e transformação de estruturas. 3.14 Pontuação.
  • Informática – PARA TODOS OS NÍVEIS: Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 7 e versões superiores: (1) Área de Trabalho (Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, Programas Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os Programas, Pesquisar Programas e arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas e do menu Iniciar e Gerenciador de tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar programas e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse. (3) Janelas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas, Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas, programas e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.; (5) identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos; e (6) aplicar teclas de atalho para qualquer operação. 2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2007: (1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; (4) saber identificar as configurações e configurar as Opções do Word; (5) saber usar a Ajuda; e (6) aplicar teclas de atalho para qualquer operação. 3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2007: (1) saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) definir e identificar célula, planilha e pasta; (3) abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizando as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (5) identificar e utilizar os ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de células; (6) identificar e utilizar os botões das guias e grupos Início, Inserir, Layout da página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar e reconhecer a formatação documentos; (7) saber usar a Ajuda; (8) aplicar teclas de atalho para qualquer operação; e (9) reconhecer fórmulas. Internet Explorer 11 e versões superiores: (1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) identificar e usar as funcionalidades da barra de ferramentas, de status e do Explorer; (3) identificar e usar as funcionalidades dos menus Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda; (4) identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de Compatibilidade, Barra de Comandos, Barra de Status; e (5) saber bloquear a barra de ferramentas e identificar, alterar e usar a opção Personalizar; (6) utilizar teclas de atalho para qualquer operação.

Para maias informações referentes ao Concurso CRA-RS, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Com banca contratada, prazo do edital Macaé RJ deve sair este mês!

Ótimas notícias, concurseiros!! A banca organizadora responsável pelo concurso da Prefeitura de Macaé RJ foi…

21 horas ago

Divulgada lei que amplia cargos da Seeduc RJ. São 4.700 vagas!

Olá, concurseiros!! Foi criada uma nova lei que amplia contratações temporárias na Seeduc RJ (Secretaria…

2 dias ago

TSE Unificado: Resolução aprovada. Edital até a primeira quinzena de maio!

Ótimas notícias, concurseiros!! Foi aprovado na Sessão Plenária desta última terça-feira, dia 7 de maio,…

2 dias ago

Concurso Nacional Unificado (CNU) tem provas adiadas após chuvas fortes no RS!

Olá, concurseiros!! Em coletiva, o Governo Federal anunciou que as provas do Concurso Nacional Unificado…

4 dias ago

Bombeiros MG divulga contrato com a banca. Edital iminente com 329 vagas!

Olá, concurseiros!! O novo concurso Bombeiros MG está cada vez mais próximo de ser anunciado,…

2 semanas ago

Salvador BA ofertará 104 vagas para o cargo de Técnico em Enfermagem!

Olá, concurseiros!! Foi divulgado que o tão aguardado concurso de Salvador BA contará com a…

2 semanas ago

This website uses cookies.