Notícia

Concurso PM-PR 2020: Inscrições foram reabertas! Confira!

Olá concurseiros! As inscrições do Concurso PM-PR (Polícia Militar do Paraná) que oferece vagas para o cargo de Soldado, estão abertas! Os candidatos interessados poderão efetuar a sua inscrição a partir das 17 horas, no site da banca organizadora.


Inscrições Concurso PM-PR

As inscrições do certame deverão ser realizadas através do site da banca organizadora Funpar, até às 17 horas do dia 02 de setembro de 2020. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.

Haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos inscritos no CadÚnico, que prestaram serviço para Justiça Eleitoral ou doadores de sangue. Os pedidos serão aceitos durante os dias 04 a 14 de agosto de 2020, no site da banca organizadora.

A reabertura foi motivada por um pedido do MP-PR (Ministério Público do Paraná). No pedido, o MP-PR indicou alguns pontos do edital de abertura que precisavam de retificação.

Agora, os candidatos também contam, agora, com mudanças em alguns itens do edital, sendo eles:

  • Desclassificação de candidatos que tenham tatuagens, mas apenas as que sejam ofensivas;
  • Admissão de cirurgia de reconstrução do lóbulo da orelha para quem apresenta deformidade decorrente do uso de alargadores;
  • Admissão de cirurgia refrativa (para correção de problemas na visão);
  • Classificação dos candidatos negros.

Concurso PM-PR

São ofertadas 2.000 vagas para o cargo de Soldado 2ª Classe, que durante o Curso de Formação, irá receber bolsa-auxílio no valor inicial de R$ 1.933,63. Após conclusão do curso em conjunto do estágio probatório, o Soldado passa para a 1ª Classe, contando com vencimento de R$ 4.263,67.

Etapas do Concurso PM-PR

O certame será composto por duas fases. São elas:

1ª Fase

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de Redação – Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

2ª Fase

  • Exame de Capacidade Física (ECAFI), de caráter eliminatório;
  • Exame de Sanidade Física (ESAFI), de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica (AP), de caráter eliminatório;
  • Investigação Social (IS), de caráter eliminatório.

Prova Objetiva

A Prova Objetiva será realizada nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória, com início às 13h00min duração de 5 (cinco) horas.

O exame contará com 60 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:

  • Língua Portuguesa – 15 questões;
  • Matemática – 12 questões;
  • História – 10 questões;
  • Geografia – 12 questões;
  • Informática – 07 questões; e
  • Estatuto da Criança e do Adolescente – 04 questões.

Conteúdo Programático

  • LÍNGUA PORTUGUESA As questões de Língua Portuguesa visam a averiguar a capacidade da candidata e do candidato, quanto: • à apreensão do significado global dos textos; • ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; • ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; • à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; • à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); • à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; • à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; • ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; • ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; • à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; • à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; • ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. • ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; • à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
  • RACIOCÍNIO MATEMÁTICO 1. Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem. 2. Sistemas, equações e regra de três simples. 3. Área, volume e capacidade. 4. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
  • INFORMÁTICA 1. Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 2. Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 3. Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). 4. Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior) 5. Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior). 6. Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras). 7. Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).
  • HISTÓRIA 1. Brasil Colônia. 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração. 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território. 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822). 2. Brasil Império. 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo. 2.2. Café: escravidão e trabalho livre. 2.3. A emancipação política do Paraná. 2.4. O ciclo da erva-mate. 2.5. A queda da monarquia. 3. Brasil República. 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais. 3.2. A Guerra do Contestado. 3.3. Política oligárquica e coronelismo. 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura. 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964. 3.6. Movimentos de resistência à ditadura. 3.7. A abertura política. 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988. 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais. 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social. 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.
  • GEOGRAFIA 1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas. 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais. 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal. 1.4. Diversidade étnica e cultural da população. 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. 1.6. Espacialidades e identidades territoriais. 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista. 2.2. Exploração e uso de recursos naturais. 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias. 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais. 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro. 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações. 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano. 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade. 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo. 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional. 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil. 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia. 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo. 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil. 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil. 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras. 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos. 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais. 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial. 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos. 4. A representação do espaço terrestre. 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS). 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas). 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo. 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre. 4.5. Projeções cartográficas. 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.
  • LEGISLAÇÃO 1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações. 1.1.Parte geral: • Título I – Das Disposições Preliminares. • Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. • Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar). 1.2.Parte Especial: • Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas). • Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. • Título V – Do Conselho Tutelar: Capítulos I (Disposições Gerais) e II (Das Atribuições do Conselho).

Confira a página do certame nesse link -> Concurso PM-PR 2020.

Para mais informações referentes ao Concurso PM-PR, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

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Equipe Jornalismo

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