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04/06/2025

Concurso Polícia Civil RS: Banca contratada! 720 vagas para Inspetor e Escrivão!

Thays Rosendo

Olá, concurseiros! O concurso Polícia Civil RS deu um novo passo importante rumo à publicação do edital. A banca organizadora foi oficialmente contratada, avançando na preparação do certame. Segundo informações, o edital ofertará 720 vagas para cargos de nível superior. Se interessou? Venha saber todos os detalhes!

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  • Quando ocorreu o último concurso Polícia Civil RS?

Concurso Polícia Civil RS: Banca contratada

A Fundatec foi oficialmente contratada como banca organizadora do novo concurso Polícia Civil RS. A seleção oferecerá 720 vagas de provimento efetivo, distribuídas entre os cargos de inspetor e escrivão.

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Nesta terça-feira, 3 de junho, foi publicado no Diário Oficial do Estado o extrato de contrato que oficializa a Fundatec como banca organizadora do novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

O contrato, assinado na mesma data, terá validade até junho de 2027, o que reforça a expectativa de que o edital para os cargos de Inspetor e Escrivão seja divulgado em breve.

Confira o documento:

banca do concurso Polícia Civil RS
Fundatec será a banca do concurso Polícia Civil RS!

Com a contratação da banca, o próximo passo será a publicação do edital, que pode ocorrer nos próximos dias.

Concurso Polícia Civil RS: Comissão formada

Em março, a comissão responsável pela organização do certo foi oficialmente designada, permitindo o andamento do processo para a publicação do edital.

A comissão é formada pelos seguintes integrantes:

  • Elisangela Melo Reghelin, Diretora-Geral da Academia de Polícia Civil, Presidente da Comissão de Concurso;
  • Delegado de Polícia Antônio Vicente Vargas Nunes, Representante da Chefia de Polícia;
  • Delegado de Polícia Daniel Artur Selbach Schmitz, Representante do Conselho Superior de Polícia;
  • Dra. Anne Pizzato Perrot, Representante da Procuradoria-Geral do Estado; e
  • Dr. Ivan Pareta de Oliveira Júnior, Representante da Ordem dos Advogados do Brasil “Secção do Rio Grande do Sul”.

A expectativa é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2025. Esse prazo leva em consideração o andamento das etapas administrativas e o histórico de concursos anteriores da corporação.

Os candidatos que desejam garantir uma boa colocação devem começar os estudos desde já, com base nos conteúdos programáticos dos editais passados, que tradicionalmente cobram disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Penal e Processual Penal, além de conhecimentos específicos da área policial.

Concurso Polícia Civil RS: vagas, salários e requisitos

O novo concurso Polícia Civil RS terá 720 vagas, sendo:

  • Inspetor: 360 vagas;
  • Escrivão: 360 vagas.

Para concorrer aos cargos de escrivão e inspetor, os candidatos devem ter graduação em qualquer curso.

Os salários dos policiais civis sofreram um aumento de 6%, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 15.837/2022, sendo que esse reajuste será pago na forma de subsídio.

Os novos agentes da polícia civil receberão um salário inicial de R$6.748,84, podendo chegar até R$14.724,74 no final de carreira. 

Concurso Polícia Civil RS: Convocações em 2026

O novo concurso Polícia Civil RS já tem previsão para início das convocações. Segundo o cronograma divulgado pelo governo estadual, as nomeações devem começar em fevereiro de 2026, reforçando o efetivo da Segurança Pública.

Na primeira etapa, estão previstas 160 nomeações para o cargo de inspetor, 180 para escrivão e 30 para delegado. Já em abril do mesmo ano, outros 180 escrivães e 180 inspetores devem ser chamados, totalizando um reforço significativo no quadro da corporação.

O processo seletivo será organizado em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o que garante uma condução conjunta e estratégica para atender às necessidades da segurança no estado.

Concurso Segurança RS têm 2.744 vagas autorizadas

Além das vagas e do concurso Polícia Civil RS autorizados, o governador Eduardo Leite também autorizou outras vagas para outros concursos da Segurança RS, que totalizam 2.744 vagas autorizadas.

Confira a distribuição dessas vagas:

  • Brigada Militar: 1.200 soldados e 150 oficiais
  • Corpo de Bombeiros Militar: 400 soldados
  • Polícia Civil: 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados
  • Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas)

De acordo com o governador, os concursos deverão ser realizados ao longo do ano de 2025, com previsão de oferta para cadastro reserva. As convocações e nomeações dos novos servidores acontecerão entre outubro de 2025 até abril de 2026.

Confira os prazos:

Prazo da realização do concurso Polícia Civil RS!
Prazo da realização do concurso Polícia Civil RS!

Com estas nomeações, o estado do Rio Grande do Sul irá alcançar o maior número de membros das forças de segurança dos últimos dez anos.

O objetivo é atingir uma ocupação de 72% das vagas no quadro da Segurança Pública, em contraste com os 61% registrados no início de 2019, no primeiro ano do governo Leite.

“Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas. Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver“, afirmou o governador.

Foi feito pedido de urgência do concurso Polícia Civil RS

Em janeiro de 2024, a delegada Nadine, ex-chefe da Polícia Civil, fez um apelo público ao governador Eduardo Leite sobre a necessidade urgente de novos concursos na área de Segurança Pública, além da convocação de candidatos aprovados em concursos anteriores.

A delegada enfatizou que era crucial que o governo promovesse novos concursos para a Segurança Pública ainda neste ano.

O governador já havia demonstrado intenção de realizar novos certames, mas explicou que, antes de lançar novos editais, convocaria mais aprovados no concurso de 2017. Essa medida seria uma forma de reestruturar o quadro de servidores antes de iniciar a próxima seleção.

“Se analisarmos a evolução histórica, vemos que cada governo entrega um efetivo de policiais inferior ao que recebeu. Devido à crise fiscal, o Estado não conseguia nem mesmo repor os policiais que se aposentavam. Nos últimos anos, conseguimos garantir a reposição anual e, ao final do governo passado, iniciamos o processo de fortalecimento do efetivo. Ainda vamos convocar servidores de concursos anteriores e programar novos certames”, explicou Eduardo Leite.

Quando ocorreu o último concurso Polícia Civil RS?

O último concurso Polícia Civil do RS ocorreu em 2017 e 2018 e contou com uma oferta de 1.200 vagas para os cargos de escrivão e inspetor, sendo 600 vagas destinadas ao cargo de escrivão e as outras 600 vagas destinadas ao cargo de inspetor.

Além disso, também houve uma seleção para o cargo de delegado, que ofertou 100 vagas.

As remunerações iniciais variavam de R$ 5.992,98 até R$ 20.353,06.

Quais foram os requisitos exigidos para a investidura dos cargos?

Confira quais foram os requisitos básicos exigidos para a nomeação e posse dos cargos:

  • ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal, cujo processo de naturalização tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições;
  • contar com, no mínimo, 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • possuir Cédula de Identidade Civil que contenha o número de registro geral (RG), utilizado para cadastramento de pessoas físicas pelo Órgão Estadual da Segurança Pública;
  • estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria “B”, até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • possuir CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal;
  • possuir saúde física e psiquiátrica e aptidão psicológica adequados ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo;
  • possuir conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial;
  • não ser usuário ou dependente de drogas ilícitas.

Como os candidatos do último concurso Polícia Civil RS foram avaliados?

Os candidatos do último concurso Polícia Civil RS foram avaliados por meio das seguintes etapas de seleção: provas objetivas, redação, teste físico, sindicância da vida pregressa, exames de saúde e avaliação psicológica.

Prova Objetiva

Para os cargos de agente, a prova objetiva contou com 80 questões de múltipla escolha que foram versadas sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação Estatutária
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direitos Humanos
  • Atualidades

Já a prova para o cargo de delegado contou com 120 questões objetivas, de múltipla escolha, e 20 questões discursivas.

A avaliação foi versada sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Civil
  • Direitos Humanos
  • Medicina Legal Judiciária
  • Criminologia

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Vagas: 750

Tags: concurso polícia civil rs
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