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19/10/2020

Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé – SP 2020: Vagas abertas!

Equipe Jornalismo

Foi divulgado o Edital do Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé, no estado de São Paulo, que oferece vagas para a área da educação, destinadas a candidatos de níveis Fundamental e Superior, com salários que chegam a R$ 2,9 mil. Confira os detalhes ao decorrer do texto.

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  • Inscrições do Processo Seletivo de Bom Sucesso de Itararé – SP
  • Cargos, vagas e salários do Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé – SP
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  • Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Concurso de Bom Sucesso de Itararé – SP?
  • Como serão as provas do Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé – SP?

Inscrições do Processo Seletivo de Bom Sucesso de Itararé – SP

As inscrições devem ser realizadas através do site da banca organizadora PUBLICONSULT, até o dia 26 de outubro de 2020. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa com valor referente ao nível do cargo desejado.

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  • Nível Fundamental: R$ 18,00
  • Nível Superior: R$ 24,00

Cargos, vagas e salários do Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé – SP

São ofertadas 06 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para candidatos de níveis Fundamental e Superior, destinadas a área da Educação, com salários que vão de R$ 17,26 por hora aula dada a R$ 2.958,00 e jornadas de trabalho que variam de 30 a 40 horas semanais ou valor pago por hora. Abaixo estão a quantidade de oportunidades imediatas correspondentes a cada função.

Monitor do Transporte Escolar (6); Professor Substituto de Artes; Professor Substituto de Educação Física; Professor Interlocutor de Braile; Professor Interlocutor de Libras; Professor Substituto de Educação Infantil; Professor Substituto de Ensino Fundamental; Psicopedagogo.

Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Concurso de Bom Sucesso de Itararé – SP?

Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:

  • ser brasileiro nato ou naturalizado; ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições legais, no caso de estrangeiro ou cidadão português a quem tenha sido deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal nº 70.436/72;
  • ter idade mínima de 18 anos completo; atender as condições de escolaridade e demais requisitos prescritos para a função, determinadas no item 1.1 do Edital;
  • gozar de saúde física e mental compatíveis com as atividades a serem desempenhadas no exercício da função, comprovada em prévia inspeção médica oficial;
  • estar quite com o Serviço Militar se for do sexo masculino;
  • ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
  • estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal;
  • estar no gozo dos direitos civis e políticos;
  • não registrar antecedentes criminais em que tenha sido condenado por crime doloso nem estar cumprindo pena em liberdade;
  • Não ter sido condenado por crime contra o patrimônio ou a Administração Pública, nem ter sido demitido por ato de improbidade “a bem do serviço público” mediante decisão transitada em julgado em qualquer esfera governamental;
  • Não possuir vínculo com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública que impossibilite acumulação de cargos, empregos e funções, ressalvados os casos contidos nas alíneas “a”, “b” e “c”, inc. XVI, do art. 37, da Constituição Federal, inclusive no que concerne à compatibilidade de horários;
  • não ser aposentado por invalidez, não estar em idade de aposentadoria compulsória (75 anos ou mais) ou receber proventos de aposentadoria decorrentes dos artigos 40, 42 e 142, ressalvados os casos que permitam a acumulação dos proventos com a remuneração de cargos, empregos, funções, cargos eletivos e cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração, na forma da Constituição Federal.

Como serão as provas do Processo Seletivo Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé – SP?

O certame será composto pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório (para os cargos de Professor e Psicopedagogo).

Prova Objetiva

A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 08 de novembro de 2020, tendo duração de até 02 horas e contará com 20 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:

PROFESSOR SUBSTITUTO DE ARTES – PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSOR INTERLOCUTOR DE BRAILE – PROFESSOR INTERLOCUTOR DE LIBRAS – PROFESSOR SUBSTITUTO DE ENSINO FUNDAMENTAL – PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PSICOPEDAGOGO

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Textos – 06 questões com valor de 02 pontos cada uma;
  • Legislação do Ensino – 04 questões com valor de 02 pontos cada uma;
  • Conhecimentos Pedagógicos – 04 questões com valor de 05 pontos cada uma;
  • Conhecimentos Específicos – 06 questões com valor de 10 pontos cada uma.

MONITOR DO TRANSPORTE ESCOLAR

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Textos – 05 questões com valor de 06 pontos cada uma;
  • Matemática e Raciocínio Lógico Quantitativo – 05 questões com valor de 04 pontos cada uma;
  • Conhecimentos Gerais e Atualidades – 05 questões com valor de 02 pontos cada uma;
  • Conhecimentos Específicos – 05 questões com valor de 08 pontos cada uma.

Prova de Títulos

As atribuições de pontos se darão da seguinte forma:

Conteúdo Programático

Monitor de Transporte Escolar

  • LÍNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação etc. Gramática e Ortografia: Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoepia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Classificação e flexão das palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática – frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração – sujeito, predicado. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.
  • MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO: Matemática Geral: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão, proporção e progressões. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Raciocínio lógico: Reconhecimento de sequências e padrões. Compreensão de estruturas lógicas. Dedução. Conclusão. Princípios de contagem e probabilidade. Verificação da verdade dos argumentos.
  • CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Questões de conhecimentos gerais relacionadas à Política, Economia, Sociedade, Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Religião, História (Brasil e Mundo), Geografia (Brasil e Mundo) e eventos contemporâneos divulgados na mídia local, nacional e internacional.

Nível Superior

  • LÍNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação etc. Gramática e Ortografia: Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoepia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Notações léxicas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Formação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação e flexão das palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática – frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração – sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração – objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo etc. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas etc. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.
  • LEGISLAÇÃO DO ENSINO: Constituição Federal, art. 205-214 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm). Lei Federal nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm). Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 1º ao 6º, 53 a 59, 83 a 85 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm). Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf). Resolução CNE/CEB nº 5/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf). Resolução CNE/CEB nº 7/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf). Resolução CNE/CEB nº 2/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf). Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf).
  • CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Alfabetização. Construção da representação da linguagem escrita. Leitura. Evolução da escrita. Ensino e aprendizagem. As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem. Novas competências profissionais para ensinar: competências que se pretendem nos alunos e professores e como desenvolvê-las. Teorias Psicogenéticas – Piaget, Wallon e Vygotsky. Inclusão escolar. Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Instrução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo de ensino e o estudo ativo; Os objetivos e conteúdo de ensino; Os métodos de ensino; A aula como forma de organização do ensino; A avaliação da aprendizagem escolar; O planejamento escolar; Relações professor-aluno na sala de aula. Disciplina e indisciplina na escola. Teorias psicogenéticas. Alfabetização. Construção da representação da linguagem escrita. Leitura. Evolução da escrita. Ensino e aprendizagem. As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem. Novas competências profissionais para ensinar: competências que se pretendem nos alunos e professores e como desenvolvê-las. Teorias Psicogenéticas – Piaget, Wallon e Vygotsky. Inclusão escolar. Tópicos de Didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Instrução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo de ensino e o estudo ativo; Os objetivos e conteúdo de ensino; Os métodos de ensino; A aula como forma de organização do ensino; A avaliação da aprendizagem escolar; O planejamento escolar; Relações professor-aluno na sala de aula. Disciplina e indisciplina na escola. Teorias psicogenéticas.

Conferiu todo o texto? Deseja fazer o certame? Então comece a se preparar com as Apostilas Solução e tenha um resultado positivo! Bons estudos e boa prova!!!

Ficha Técnica:

Inscrições: até 26/10/2020

Vagas: 06 + CR

Data da Prova: 08/11/2020

Confira o Edital: Baixar

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