Notícia

Concurso Banco do Brasil: Edital a caminho pós pandemia!

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso Banco do Brasil. O Edital será publicado após a pandemia. De acordo com o órgão, antes da Covid-19 estava tudo pronto para a publicação do documento faltando somente alguns ajustes burocráticos.

A previsão era de que o Edital fosse publicado no mês de março.


Concurso Banco do Brasil 2020

A previsão é que o certame seja realizado a nível nacional, com oportunidades para o cargo de Escriturário, porém não se sabe ainda quantas vagas serão ofertadas.

O cargo de Escriturário possui salário de R$ 4.036,56 (contando os Auxílios-refeição e alimentação). Além disso o contratado ainda tem direito a:

  • Auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade do funcionário);
  • Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano);
  • Plano de Saúde e Odontológico;
  • Previdência Privada com participação no banco;
  • Auxílio Creche/Babá;
  • Auxílio ao filho com deficiência; e
  • Possibilidade de Ascensão Profissional.

O que faz um Escriturário do Banco do Brasil?

O Escriturário tem por responsabilidade a comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.

Último Concurso Banco do Brasil Escriturário

O último certame para o cargo ocorreu em 2018, e na época foram ofertadas 60 vagas, sendo 30 imediatas e 30 CR (Cadastro Reserva), destinadas as dependências do Banco do Brasil situadas nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A seleção teve como forma avaliativa: Provas Objetivas e Redação.

Provas do último concurso Banco do Brasil

O processo de seleção do Banco do Brasil foi composto por prova objetiva e de redação. As provas objetivas com 70 questões de múltipla escolha versou sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa (5 questões);
  • Língua Inglesa (5 questões);
  • Matemática (5 questões);
  • Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões);
  • Conhecimentos Específicos (Probabilidade e Estatística 20 questões;
  • Conhecimentos Bancários 5 questões e Conhecimentos de Informática 25 questões).

Conteúdo Programático

CONHECIMENTOS BÁSICOS

  • LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
  • LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
  • MATEMÁTICA: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.
  • ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
  • CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.
  • CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidaderelacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).

Para mais informações referentes ao Concurso Banco do Brasil Escriturário, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Estude com as Apostilas Banco do Brasil e parcele sem juros

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Iniciado o processo de escolha da banca do concurso Correios. Até seis editais?

Atenção, concurseiros! Foi dado início ao processo de escolha da banca organizadora do concurso Correios…

2 dias ago

Concurso Nacional Unificado (CNU): Confira aqui o seu local de prova!

Atenção, concurseiros! Os locais para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) já…

3 dias ago

Edital FMS Teresina tem cronograma retificado. Confira o que muda!

Atenção, concurseiros! O cronograma do edital da área assistencial do concurso FMS Teresina, no estado…

4 dias ago

TJ MT tem banca definida para edital de nível médio e superior!

O novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) definiu a Fundação Getúlio…

4 dias ago

Edital Caixa 2024: Foi divulgado o quantitativo de inscritos!

Olá, concurseiros!! Com as inscrições encerradas do Concurso Caixa 2024 com 1,2 milhões de inscritos,…

5 dias ago

Ebserh: Aumento no quadro de pessoal abre espaço para novo edital!

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) tem aumento no quadro de pessoal, portanto, há a…

6 dias ago

This website uses cookies.