Notícia

Concurso PM-BA: Novo Edital deve ser publicado no segundo semestre!

Mais um grande certame na área da segurança está previsto para esse ano. Trata-se do Concurso PM-BA (Polícia Militar da Bahia). Isso porque a corporação passou por algumas mudanças que devem ocasionar a realização de uma nova seleção.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou o coronel Paulo Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. O cargo era ocupado pelo coronel Anselmo Brandão. Sendo assim, há grandes chances de que o novo comandante solicite um novo certame para compor o quadro de pessoal da corporação.


Além disso, outro indício de uma nova seleção ser realizada é o fato de no PLOA 2021 (Projeto de Lei Orçamentária Anual) estarem confirmadas 1.109 vagas para a área de Segurança. A previsão é de que sejam ofertadas vagas para o quadro de oficial e praça (soldado) da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.

O que faz um Soldado da PM-BA?

Policial Militar: I – executa o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; II – exerce a missão do policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública; III – atua de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem; IV – atua de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, e exerce a atividade de repressão criminal especializada; V – executa, quando designado, atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, na forma da lei; VI – participa, quando designado, de pesquisa, estatística e análise criminal, com vistas à ação policial-militar; VII – garante, quando designado, o exercício do poder de polícia aos órgãos públicos, especialmente os da área fazendária, sanitária, de proteção ambiental, de uso e ocupação do solo e do patrimônio cultural; VIII – atende à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção; IX – integra equipe que tenha por objetivo realizar vistorias e inspeções em estruturas e edificações utilizadas para eventos públicos, com vistas à segurança pública; X – instrui e orienta, quando designado, na forma da lei federal, as guardas municipais se assim convier à Administração do Estado e dos respectivos Municípios; XI – exerce outras competências necessárias ao cumprimento da finalidade institucional da Polícia Militar da Bahia, no âmbito administrativo ou operacional.

Para mais informações referentes ao Concurso PM-BA, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Estude com as Apostilas PM-BA e parcele SEM

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Iniciado o processo de escolha da banca do concurso Correios. Até seis editais?

Atenção, concurseiros! Foi dado início ao processo de escolha da banca organizadora do concurso Correios…

2 dias ago

Concurso Nacional Unificado (CNU): Confira aqui o seu local de prova!

Atenção, concurseiros! Os locais para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) já…

3 dias ago

Edital FMS Teresina tem cronograma retificado. Confira o que muda!

Atenção, concurseiros! O cronograma do edital da área assistencial do concurso FMS Teresina, no estado…

4 dias ago

TJ MT tem banca definida para edital de nível médio e superior!

O novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) definiu a Fundação Getúlio…

4 dias ago

Edital Caixa 2024: Foi divulgado o quantitativo de inscritos!

Olá, concurseiros!! Com as inscrições encerradas do Concurso Caixa 2024 com 1,2 milhões de inscritos,…

5 dias ago

Ebserh: Aumento no quadro de pessoal abre espaço para novo edital!

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) tem aumento no quadro de pessoal, portanto, há a…

6 dias ago

This website uses cookies.