Notícia

Concurso PM-PI: O Edital será publicado em outubro!

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí). Na última quinta-feira, dia 09 de outubro, o governador do estado, Wellington, anunciou que o novo Edital será publicado ainda nesse mês!

A afirmação foi dada durante solenidade no Quartel de Comando Geral para entrega de equipamentos para a Polícia Militar.

“Anuncio aqui um concurso. Ainda não sabemos total de vagas, mas antes fazemos um levantamento da necessidade de cada um dos 224 municípios“, disse Dias.

Concurso PM-PI

Em janeiro, o Governo do Piauí informou que um novo certame que iria ofertar 1.000 vagas para o cargo de Soldado, seria anunciado até o mês de maio, destinando as oportunidades para o recém criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e as demais unidades.

No entanto, com a pandemia da Covid-19, o certame acabou não sendo aberto.

Segundo o coronel, o objetivo seria repor as saídas programadas para os próximos anos. Ainda de acordo com o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval do governo.

Processo Seletivo PM-PI

O certame que teve seu Edital divulgado em março, foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19. O Concurso oferecia 100 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo, que foram distribuídas por diversos municípios do estado do Piauí. Sendo eles:

Assim que admitido o profissional fará jus ao recebimento de auxílio mensal correspondente a um salário mínimo, denominado “Serviço Auxiliar Voluntário” de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços a que se refere este Edital, bem como os benefícios estabelecidos pela Lei nº 5.301, de 25/06/2003. 2.3.

A prestação voluntária dos serviços não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Etapas do Processo Seletivo PM-PI

O certame será composto por cinco etapas. São elas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter habilitatório; e
  • Curso de Treinamento.

A Prova Objetiva estava prevista para ser realizada no dia 26 de abril de 2020. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Matemática – 10 questões;
  • Noções de Informática – 10 questões;
  • Legislação da PMPI – 10 questões.

Será considerado classificado para a 2ª Etapa, apenas o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) do total de questões da Prova Objetiva e não obtiver pontuação zero em nenhuma das matérias.

Conteúdo Programático

  • Língua Portuguesa: A língua padrão culta nas suas modalidades oral e escrita, nesta incluídos os aspectos formais relativos à ortografia oficial, à acentuação gráfica e à pontuação. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego. Articulações sintáticas da oração e o período simples. A sintaxe de concordância nominal e de concordância verbal. O texto: compreensão, interpretação e articulações semântico-textuais.
  • Matemática: Conjuntos numéricos: operações e propriedades. Sistema de medidas. Potenciação e radiciação. Razões, proporções, juros simples e porcentagens. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de equações do 1º Grau. Polinômios e produtos notáveis. Função. Função afim: definição, estudo do sinal, gráficos e aplicações. Função quadrática: definição, estudo de sinal, raízes, máximos e mínimos, gráficos e aplicações. 9. Geometria Plana: 9.1. Ângulos, polígono e circunferência. Congruência e semelhança e polígonos. Teorema de Tales e relações métricas no triângulo retângulo. Área de figuras planas. Segmentos notáveis; mediana, altura, bissetriz. Mediatriz. Pontos notáveis: Baricentro, ortocentro, incentro e circuncentro. Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
  • Noções de Informática: Componentes básicos de um computador: CPU, Memória e Periféricos. Sistema Operacional Windows 10. Microsoft Office 365: Word; Excel. Conceitos básicos de Internet. Internet Edge e Google Chrome. Noções de Utilização do MS Outlook – Envio e recebimento de mensagens (incluindo a utilização de arquivos anexos); Localização de mensagens nas pastas; Organização das mensagens em pastas e subpastas.
  • Legislação da PMPI: Estatuto da Polícia Militar do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981, e alterações posteriores até o ano de 2019).

Para mais informações referentes ao Concurso PM-PI, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Iniciado o processo de escolha da banca do concurso Correios. Até seis editais?

Atenção, concurseiros! Foi dado início ao processo de escolha da banca organizadora do concurso Correios…

23 horas ago

Concurso Nacional Unificado (CNU): Confira aqui o seu local de prova!

Atenção, concurseiros! Os locais para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) já…

2 dias ago

Edital FMS Teresina tem cronograma retificado. Confira o que muda!

Atenção, concurseiros! O cronograma do edital da área assistencial do concurso FMS Teresina, no estado…

3 dias ago

TJ MT tem banca definida para edital de nível médio e superior!

O novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) definiu a Fundação Getúlio…

3 dias ago

Edital Caixa 2024: Foi divulgado o quantitativo de inscritos!

Olá, concurseiros!! Com as inscrições encerradas do Concurso Caixa 2024 com 1,2 milhões de inscritos,…

4 dias ago

Ebserh: Aumento no quadro de pessoal abre espaço para novo edital!

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) tem aumento no quadro de pessoal, portanto, há a…

5 dias ago

This website uses cookies.