Notícia

Concurso PM-PI: O Edital será publicado em outubro!

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí). Na última quinta-feira, dia 09 de outubro, o governador do estado, Wellington, anunciou que o novo Edital será publicado ainda nesse mês!

A afirmação foi dada durante solenidade no Quartel de Comando Geral para entrega de equipamentos para a Polícia Militar.

“Anuncio aqui um concurso. Ainda não sabemos total de vagas, mas antes fazemos um levantamento da necessidade de cada um dos 224 municípios“, disse Dias.

Concurso PM-PI

Em janeiro, o Governo do Piauí informou que um novo certame que iria ofertar 1.000 vagas para o cargo de Soldado, seria anunciado até o mês de maio, destinando as oportunidades para o recém criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e as demais unidades.

No entanto, com a pandemia da Covid-19, o certame acabou não sendo aberto.

Segundo o coronel, o objetivo seria repor as saídas programadas para os próximos anos. Ainda de acordo com o comandante, o concurso PM PI precisaria do aval do governo.

Processo Seletivo PM-PI

O certame que teve seu Edital divulgado em março, foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19. O Concurso oferecia 100 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo, que foram distribuídas por diversos municípios do estado do Piauí. Sendo eles:

Assim que admitido o profissional fará jus ao recebimento de auxílio mensal correspondente a um salário mínimo, denominado “Serviço Auxiliar Voluntário” de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços a que se refere este Edital, bem como os benefícios estabelecidos pela Lei nº 5.301, de 25/06/2003. 2.3.

A prestação voluntária dos serviços não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Etapas do Processo Seletivo PM-PI

O certame será composto por cinco etapas. São elas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter habilitatório; e
  • Curso de Treinamento.

A Prova Objetiva estava prevista para ser realizada no dia 26 de abril de 2020. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Matemática – 10 questões;
  • Noções de Informática – 10 questões;
  • Legislação da PMPI – 10 questões.

Será considerado classificado para a 2ª Etapa, apenas o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) do total de questões da Prova Objetiva e não obtiver pontuação zero em nenhuma das matérias.

Conteúdo Programático

  • Língua Portuguesa: A língua padrão culta nas suas modalidades oral e escrita, nesta incluídos os aspectos formais relativos à ortografia oficial, à acentuação gráfica e à pontuação. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego. Articulações sintáticas da oração e o período simples. A sintaxe de concordância nominal e de concordância verbal. O texto: compreensão, interpretação e articulações semântico-textuais.
  • Matemática: Conjuntos numéricos: operações e propriedades. Sistema de medidas. Potenciação e radiciação. Razões, proporções, juros simples e porcentagens. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas de equações do 1º Grau. Polinômios e produtos notáveis. Função. Função afim: definição, estudo do sinal, gráficos e aplicações. Função quadrática: definição, estudo de sinal, raízes, máximos e mínimos, gráficos e aplicações. 9. Geometria Plana: 9.1. Ângulos, polígono e circunferência. Congruência e semelhança e polígonos. Teorema de Tales e relações métricas no triângulo retângulo. Área de figuras planas. Segmentos notáveis; mediana, altura, bissetriz. Mediatriz. Pontos notáveis: Baricentro, ortocentro, incentro e circuncentro. Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
  • Noções de Informática: Componentes básicos de um computador: CPU, Memória e Periféricos. Sistema Operacional Windows 10. Microsoft Office 365: Word; Excel. Conceitos básicos de Internet. Internet Edge e Google Chrome. Noções de Utilização do MS Outlook – Envio e recebimento de mensagens (incluindo a utilização de arquivos anexos); Localização de mensagens nas pastas; Organização das mensagens em pastas e subpastas.
  • Legislação da PMPI: Estatuto da Polícia Militar do Piauí (Lei nº 3.808, de 16/07/1981, e alterações posteriores até o ano de 2019).

Para mais informações referentes ao Concurso PM-PI, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Equipe Jornalismo

Recent Posts

Iniciado o processo de escolha da banca do concurso Correios. Até seis editais?

Atenção, concurseiros! Foi dado início ao processo de escolha da banca organizadora do concurso Correios…

1 dia ago

Concurso Nacional Unificado (CNU): Confira aqui o seu local de prova!

Atenção, concurseiros! Os locais para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) já…

2 dias ago

Edital FMS Teresina tem cronograma retificado. Confira o que muda!

Atenção, concurseiros! O cronograma do edital da área assistencial do concurso FMS Teresina, no estado…

3 dias ago

TJ MT tem banca definida para edital de nível médio e superior!

O novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) definiu a Fundação Getúlio…

3 dias ago

Edital Caixa 2024: Foi divulgado o quantitativo de inscritos!

Olá, concurseiros!! Com as inscrições encerradas do Concurso Caixa 2024 com 1,2 milhões de inscritos,…

4 dias ago

Ebserh: Aumento no quadro de pessoal abre espaço para novo edital!

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) tem aumento no quadro de pessoal, portanto, há a…

5 dias ago

This website uses cookies.