Busca
logo

Editora Solução

  • Apostilas
  • Concursos Abertos
    • Nacional
    • Sudeste
      • SP
      • MG
      • ES
      • RJ
    • Nordeste
      • AL
      • BA
      • CE
      • MA
      • PB
      • PE
      • PI
      • RN
      • SE
    • Centroeste
      • DF
      • GO
      • MT
      • MS
    • Sul
      • PR
      • RS
      • SC
    • Norte
      • TO
      • RR
      • RO
      • PA
      • AM
      • AC
  • Concursos Previstos
    • Nacional
    • Sudeste
      • SP
      • MG
      • RJ
      • ES
    • Nordeste
      • AL
      • BA
      • CE
      • MA
      • SE
      • PE
      • PI
      • PB
      • RN
    • Centroeste
      • DF
      • GO
      • MT
    • Sul
      • PR
      • RS
      • SC
    • Norte
      • TO
      • AM
      • RR
      • AP
      • PA
      • RO
      • AC
  • Notícias
Notícia 10/08/2020

Concurso PME-RJ Oficial: Nomeação de 400 aprovados e novo certame em breve!

Equipe Jornalismo

Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PME-RJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). Um novo certame que irá ofertar 2 mil vagas irá ocorrer em breve!

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou, através das redes sociais, a nomeação de 400 candidatos aprovados no último concurso PMERJ Soldado, que ocorreu no ano 2014. Para finalizar as convocações do certame, no entanto, restará nomear outros 400 aprovados.

Após o processo de convocação de todos os aprovados do concurso Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizado em 2014, que pode ocorrer até o fim de 2020, o governo poderá realizar concursos anuais com 2 mil vagas. As informações são do cel. Rogério Figueredo, secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Fique por dentro dos melhores concursos! 📢✨

Cadastre-se agora para receber notícias, promoções exclusivas e atualizações sobre os principais concursos públicos do Brasil.
Não perca nenhuma oportunidade de conquistar a sua vaga! 🚀

Informe um e-mail válido

🔒 Seus dados estão seguros e não serão compartilhados.

No ano de 2019, o governador já havia manifestado a intenção, ao afirmar que o edital já havia sido aprovado pelo cel. Márcio Basílio, subsecretário-geral da Polícia Militar, e que seria publicado no início de 2020, oferecendo 2 mil vagas para Soldado. A confirmação foi feita no programa “Segurança Presente”.

Último Concurso PME-RJ

O último certame da corporação ocorreu no ano de 2014. Na época foram ofertadas 6.000 vagas para Soldados Policiais Militares, sendo distribuídas da seguinte forma: 5.400 para homens e 600 para mulheres.

Os candidatos aprovados contaram com remuneração de R$ 2.213,62 durante o Curso de Formação e, após a formatura, passaria a receber o soldo inicial de R$ 3.452,55.

Os requisitos básicos par a investidura nos cargos foram:

  • Idade entre 18 e 35 anos.
  • Ensino médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH B ou superior);
  • Índices de altura (a partir de 1,65 para homens e 1,60 para mulheres).

Provas do Concurso PME-RJ 2014

O certame foi composto pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual – prova objetiva e redação
  • Avaliação Psicológica
  • Exame Antropométrico
  • Teste de Aptidão Física – TAF
  • Exame Toxicológico
  • Exames Médicos
  • Investigação Social e Documental

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 40 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas foram:

  • Português – 10 questões;
  • História – 05 questões;
  • Geografia – 05 questões;
  • Sociologia – 05 questões;
  • Informática – 05 questões;
  • Legislação de Trânsito – 05 questões;
  • Direitos Humanos – 05 questões.

Foi eliminado do concurso público, o candidato que obteve nota zero em algumas das disciplinas e não ter atingido o mínimo de 50% na soma das notas.

As provas foram aplicadas nas cidades de: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

Prova discursiva

Os candidatos também tiveram que elaborar um texto de 20 a 30 linhas.

Os quesitos avaliados foram quanto aos aspectos:

  • pertinência ao tema proposto,
  • argumentação coerente das ideias e informatividade,
  • adequação do uso de articuladores, organização adequada de parágrafos e propriedade vocabular.

Teste de Aptidão Física

Os candidatos inscritos passaram por exame físico, de caráter eliminatório, compatível com o exercício das atividades física a que foram submetidos durante o Curso de Formação de Soldados e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. A classificação foi de apto ou inapto.

Veja os testes abaixo de acordo com o gênero:

Para homens:

  • Tração na barra fixa: 2 repetições
  • Abdominal tipo remador: 35 repetições
  • Corrida de 12 minutos por 2.200 metros.

Para mulheres:

  • Flexão de braços e antebraços: 15 repetições
  • Abdominal tipo remador: 25 repetições
  • Corrida de 12 minutos por 1.800 metros.

Conteúdo Programático

  • Português: A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI. 2. O sistema colonial português na América – Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas. 3. O período joanino e o processo de independência – A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil. 4. Brasil Imperial – O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república. Bibliografia COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral – Volume Único. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto da história ocidental. Ensino Médio. 8ª edição, revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atual, 2003. ALENCAR, Chico, CARPI, Lucia, RIBEIRO, Marcos V. História da Sociedade Brasileira. Volume Único.13ª Edição, atualizada. Ao Livro Técnico.
  • SOCIOLOGIA Conteúdo Programático Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade. Bibliografia/Sociologia: Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. Ed. Ática: Capítulos 3, 4, 5, 6, 9 e 10.
  • NOÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS Conteúdo Programático Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos. Bibliografia/ Noções sobre Direitos Humanos: Balestreri, Ricardo. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Revista Dhnet, 2004. “Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos”. Disponível no endereço eletrônico http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/php/dh4.html Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Título II, capítulo I – dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, artigo 5°. Disponível no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
  • LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO Conteúdo Programático Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes. Bibliografia/Legislação Brasileira de Trânsito: Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Institui o Código de Trânsito Brasileiro), Capítulo XVI – Das penalidades e Capítulo XVII – Das medidas administrativas. Disponível no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9503.htm
  • INFORMÁTICA Conteúdo Programático Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet. Bibliografia MANZANO, J. A. N. G. OpenOffice.org. São Paulo: Érica, 2003. PREPPERNAU, J.; LAMBERT, S.; COX, J.; FRYE, C.; LAMBERT, M. J. III Microsoft Office System 2007 Passo a Passo. Porto Alegre: Artmed, 2008. RAMALHO, J. A. A. Introdução à Informática – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Berkeley, 2001. VELLOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. São Paulo: Campus, 2004. Obs: As sugestões bibliográficas são apresentadas a título de subsídio, servindo apenas como orientação ao candidato, não obrigando que as questões sejam elaboradas diretamente do texto da bibliografia sugerida.

Para mais informações referentes ao Concurso PME-RJ, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Tags: aprovados pme-rjconcurso pme-rjedital pme-rjpm rjpme-rj
Notícias Relacionadas
concursos federais

Concursos federais: Presidente Lula sanciona reajuste salarial dos servidores!

Fotografia do presidente Lula

Lula sanciona Orçamento 2025 com 85 mil vagas em concursos públicos!

Fotografia de um prédio da embrapa

Concurso Embrapa divulga os gabaritos preliminares das provas!

Previous Post
Concurso PC-SP: Mais de 1.000 desligamentos no primeiro semestre!
Próximo Artigo
Concurso TJ-RJ: Provas em 2021? Confira os detalhes!

Notícias Mais Recentes

  • Concursos federais: Presidente Lula sanciona reajuste salarial dos servidores!
  • Lula sanciona Orçamento 2025 com 85 mil vagas em concursos públicos!
  • Concurso Embrapa divulga os gabaritos preliminares das provas!
  • Concurso PC SP: Sindicato aponta défict de 15 mil servidores!
  • Saiba quais órgãos vão aderir ao CNU dos professores!