Atenção, concurseiros! Foi autorizado a realização de um novo concurso PM-SP (Polícia Militar de São Paulo). O certame ofertará 200 vagas para Aluno-Oficial de nível médio de escolaridade. Fique e confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 😉
Prepare-se para Concurso
Haverá um novo concurso PM-SP?
Nesta quinta-feira, 19 de outubro, foi autorizado pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a realização de um novo concurso para a Polícia Militar de São Paulo.
Conforme a publicação do Diário Oficial do estado, serão ofertadas 200 vagas para Aluno-Oficial da PM, de nível médio de escolaridade, que a partir de janeiro de 2025 deverão ingressar no curso de formação de Oficiais.
Confira abaixo a informação publicada na integra:

Portanto, com a autorização o próximo passo é a formação da comissão organizadora, que ficará responsável pela contratação da banca encarregada em receber as inscrições e em realizar as etapas de seleção.
Fique por dentro dos melhores concursos! 📢✨
        Cadastre-se agora para receber notícias, promoções exclusivas e atualizações sobre os principais concursos públicos do Brasil.
        Não perca nenhuma oportunidade de conquistar a sua vaga! 🚀
    
Último concurso PM-SP
O último certame da Polícia Militar de São Paulo foi realizado este ano 2023 e ofertou 200 vagas para candidatos de nível médio, destinadas ao cargo de Aluno-Oficial.
A banca organizadora foi a Fundação Vunesp, que ficou responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção.
O que faz um Oficial da PM-SP?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
- Cumprindo as condições para a posse o Aluno-Oficial PM cursará a graduação, Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, de forma sequencial e consecutiva, que se destina a formar, com solidez teórica (Ciência Política, Didática, Sociologia, Gestão de Finanças etc) e prática (Educação Física, Técnicas de Direção Policial Preventiva, Procedimentos Operacionais Padrão, Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi, Ordem Unida, Maneabilidade Básica a Cavalo etc), o profissional ocupante do posto inicial de Oficial, tornando-o apto à gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei.
 
Como foram as provas do concurso PM-SP?
O certame foi composto pelas seguintes etapas de seleção:
- Prova Objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
 - Prova Dissertativa – de caráter eliminatório e classificatório;
 - Exames de Aptidão Física – de caráter eliminatório;
 - Exames de Saúde – de caráter eliminatório;
 - Exames Psicológicos – de caráter eliminatório;
 - Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade – de caráter eliminatório;
 - Análise de Documentos – de caráter eliminatório.
 
Provas Objetiva
Essa etapa foi composta por 80 questões de múltipla escolha que foram versadas nas seguintes disciplinas:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – 20 questões, sendo:
- História (06)
 - Filosofia (04)
 - Sociologia (04)
 - Geografia (06)
 
 - Linguagens e Códigos – 24 questões, sendo:
- Língua Portuguesa e interpretação de texto (18)
 - Língua Inglesa ou Espanhola (06)
 
 - Matemática e Ciências da Natureza – 30 questões, sendo:
- Matemática (12)
 - Física (06)
 - Química (06)
 - Biologia (06)
 
 - Conhecimentos Específicos – 6 questões, sendo:
- Noções de Administração Pública (02)
 - Noções Básicas de Informática (04)
 
 
A avaliação foi avaliada em uma escala de 0 a 80 pontos, sendo assim, será considerado aprovado o candidato que obter 40 pontos.
Fiquem atentos para as próximos notícias!!!
									


